top of page
IMG_1118_edited.jpg

IMERSÃO em
ENCÁUSTICA

12 a 15 de outubro de 2023

Casarão das Luas   CUNHA

Fernanda irá dividir o que pesquisou, descobriu e aperfeiçoou, da receita ao processo criativo, juntando todos os sentidos e o uso das camadas como potência expressiva. Estefânia fará intervenções olfativas para nos trazer para o presente e ampliar nossas percepções. Serão aulas práticas, discussões e o desenvolvimento coletivo de trabalhos com encáustica que serão exibidos no encerramento.

Fernanda Valadares abre pela primeira vez uma imersão sobre universo da encáustica, técnica pictórica que utiliza em sua produção desde 2010. Seu processo de criação permeia a presença e o mistério das abelhas e é esse o convite a vivenciar essa técnica. 

 
Mas o que é encáustica?

Uma técnica de pintura com cerca de 3.000 anos de história que utiliza como aglutinante dos pigmentos a cera de abelha. Essa tinta é aplicada quente ao suporte, em sucessivas camadas, gerando uma gama de possibilidades de métodos de aplicação e explorações que produzem texturas e efeitos únicos. 

 

Conteúdo:

- Breve passagem pela história da encáustica: da Grécia antiga à contemporaneidade.

- Receitas: encáustica quente e emulsão de cera (encáustica fria)

- Uso das ferramentas: maçarico, soprador, ferro, entre outros

- Investigação sobre as propriedades dos pigmentos: peso, transparência e opacidade

- Experimentação sobre as possibilidades matéricas: incisões, preenchimentos, texturas e volumes.

- Provocação sensorial através do olfato e incentivo à presença e ao foco durante o desenvolvimento dos trabalhos.

 

Programação: 

Aulas>  Quinta a sábado

9:00 às 12:00 e 14:30 às 17:30

Domingo das 9:00 às 13:00 

Abertura da mostra dos trabalhos e encerramento das atividades >

Domingo das 15:00 às 18:00

A mostra, resultado da imersão, ficará em exposição no Casarão da Luas até  28/10/2023

Valor:

R$1.160,00 

PIX: fvaladaresss@gmail.com

Para fazer sua inscrição, após o pix, por favor preencha o formulário no link:  

 

 

Politica de cancelamento: Até 7 dias antes da Imersão, devolução de 60% do valor total. Após essa data, não haverá devolução.

As organizadoras se reservam o direito de cancelar o evento se não houver número mínimo de participantes, e nesse caso os valores depositados serão devolvidos integralmente.

Todo o material para o desenvolvimento das atividades propostas está incluído no valor.

O acesso ao ateliê do Casarão é feito através de um lance de escadas.

Trabalharemos com ferramentas em temperaturas elevadas que requerem atenção e cuidado.

A cera pode atrair abelhas. Em geral elas são mansas e em raríssimas circunstâncias elas utilizam o ferrão, mas pode acontecer.

O Casarão oferecerá um lanchinho durante o período das aulas.

Alimentação e acomodações na cidade não estão incluídos no valor.

 

 

A artista:

Fernanda Valadares nasceu em São Paulo, morou em várias cidades, mas hoje vive nas montanhas na região de Cunha, onde mantém seu ateliê desde 2017. Tem bacharelado e licenciatura pela Faculdade Santa Marcelina (SP), e é mestre em poéticas visuais pelo Instituto de Artes/UFRGS em Porto Alegre/RS. Trabalha principalmente com pintura encáustica, mas não apenas. Fez várias exposições individuais, tem obras em acervos e coleções significativas, participou de  exposições coletivas e ganhou prêmios em salões e concursos, mas em sua visão, “a grande arte contemporânea é viver. Se vamos falar de experiência, essa é a experiência definitiva. Hoje meu trabalho é morar no alto da montanha, acordar com o dia e observar. As pinturas são o resíduo do existir.” 

 

A perfumista:

Estefânia Verreschi é é pesquisadora, educadora e a mente por trás do Das Luas. Mas acima de tudo, é uma contadora de histórias, ou em suas palavras, “um canal de recados de tudo o que vê, sente, cheira e toca.” Nasceu aqui mesmo na cidade em que hoje aflora o Casarão, mas é uma moradora do mundo, sempre percorrendo países diferentes com a tranquilidade de quem dá um passeio pelo próprio jardim para colher e semear conhecimentos. O nariz sempre foi seu guia, nos seus estudos sobre o ser e as emoções humanas mergulhou na pesquisa sobre as plantas desde a infância, apaixonou-se pela antropologia, pelos estudos metafísicos, pela neurociência, cosmologia e escolheu a perfumaria como a sua linguagem no mundo. 

O Casarão:

Das Luas é um espaço interdisciplinar, voltado para estudos do cruzamento entre o ser humano e suas atividades culturais e sensoriais. O Casarão fica no centro histórico de Cunha, SP, e é tombado pelo IPHAN (patrimônio histórico e cultural). 

O espaço conta com uma curadoria especial no salão principal, e também abriga o ateliê, o laboratório olfativo e o pátio: uma casa de encantamentos contemporâneos.

 

Cunha é uma cidade com cerca de 20.000 habitantes, a 200km de São Paulo. Fica entre montanhas e reúne um grande número de ceramistas e outros artistas entre seus habitantes.

Contato:

12.991714494

bottom of page